O que é ESG? Por que é importante para as empresas?

Explicamos o conceito de ESG

O conceito ESG surgiu em 2004 numa iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) em parceria com instituições financeiras de vários países e vem ganhando força e relevância no mercado. Pode ser entendida como uma forma de avaliar as práticas de uma empresa em relação às suas políticas ambientais, sociais e de governança. Em suma, são ações sustentáveis observadas pelo mercado financeiro.

escore-esg-nanoboost
  • Environmental, ou ambiental, refere-se a como uma empresa reduz seu impacto no meio ambiente e se concentra em questões ambientais como aquecimento global, emissões de carbono, eficiência energética, gestão de resíduos e efluentes, além da inovação para ecodesign dos produtos, poluição do ar (controle das emissões de gases da companhia) e recursos naturais (o uso eficiente de recursos naturais no processo de produção).
  • Social diz respeito de que forma as empresas valorizam os clientes, colaboradores (seus direitos trabalhistas juntamente com a sua saúde e segurança) e ao impacto da empresa na comunidade ao seu redor.
  • Governance, ou governança, é sobre como uma empresa adota as melhores práticas de gestão corporativa juntamente com a gestão de riscos, além da transparência fiscal e ser isenta de corrupção. Ainda engloba a necessidade de diversidade e inclusão (gênero, raça, idade, dentre outros) no conselho de administração, na gestão e nos processos corporativos.
Um estudo realizado pela Ágora Investimentos apontou que adotar medidas ESG vão de vantagens competitivas, melhora de reputação, maior lucratividade até à incrementação do valuation (valor de mercado) do negócio ao longo do tempo (LASCO, 2020).

 

Em 2005 foi criado o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) que é uma ferramenta para aferir o impacto das práticas de sustentabilidade de uma empresa e serve como referencial do mercado e um parâmetro padronizado para avaliar o desempenho dos investimentos com responsabilidade socioambiental (BASSO, 2021). Segundo Sanches, superintendente de Sustentabilidade da B3, a nova versão do ISE que começa a vigorar neste ano dará mais peso ao pilar social do ESG (MONTEIRO, 2022).

 
Existem protocolos e diretrizes globais de sustentabilidade que auxiliam na elaboração dos relatórios de sustentabilidade das empresas, essas diretrizes ajudam a identificar os impactos das operações no meio ambiente, economia e sociedade civil, dentre os principais destacamos: Global Reporting Initiative (GRI), SASB Standards, FSB Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), CDP, Agenda 2030 da Rede Brasil do Pacto Global.
 
Muitas empresas abandonam a implementação ESG porque acreditam que é um processo complexo, mas se entendem que a sustentabilidade é uma jornada que precisa ser seguida, adotar o ESG torna-se um processo natural, basta continuar esse processo de melhoria contínua.

 
A NanoBoost busca desenvolver soluções na área da nanotecnologia, mas abordando sempre práticas nas três áreas: ambiental, social e governança. E sua empresa está atenta a ESG?

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
       ⦁ BASSO, Murilo. E-INVESTIDOR. ESG: A NOVA ONDA VERDE E O IMPACTO NO SEU INVESTIMENTO.  Estadao.com.br.  Publicado em 2021. Disponível em: https://conteudos.einvestidor.estadao.com.br/e-book_esg#:~:text=O%20e%2Dbook%20%E2%80%9CESG%3A,algo%20rent%C3%A1vel%20no%20mercado%20financeiro. Acesso em: 16 fev. 20221.
⦁ LASCO, Thiago. Empresas que adotam agenda ESG têm rentabilidade acima do Ibovespa. Publicado em 16 ago. 2020. E-Investidor. Disponível em: https://einvestidor.estadao.com.br/mercado/questoes-esg-e-investimentos/ – As principais notícias do mercado financeiro (estadao.com.br). Acesso em: 17 fev. 2022
     ⦁ GUERRA, Bruna. Reciclagem da borracha: importância e como lucrar. Publicado em 3 de junho 2020, no site meiosustentável. Disponível em: https://meiosustentavel.com.br/reciclagem-de-borracha/. Acesso em: 07 fev. 2022.
⦁ MONTEIRO, Kate. Novo índice da Bovespa dá mais equilíbrio aos três pilares ESG – Agência Nossa. Publicado em 12 jan. 2022. Disponível em: https://www.agencianossa.com/2022/01/12/novo-ise-da-mais-equilibrio-aos-tres-pilares-esg/. Acesso em: 17 fev. 2022

Fale hoje com a nanoboost

Posts Relacionandos

NANOBOOST E A COP27 – O QUE É A COP27?

NANOBOOST E A COP27 – O QUE É A COP27?

Conheça as soluções da NanoBoost para combater as mudanças climáticas na COP27, unindo tecnologia e responsabilidade ambiental. A COP 27 é o encontro anual promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as Mudanças Climáticas, esse ano acontecerá em Sharm...

BIOMATERIAIS E NANOTECNOLOGIA

BIOMATERIAIS E NANOTECNOLOGIA

Descubra como os biomateriais inovadores e a nanotecnologia estão revolucionando tratamentos médicos e impulsionando avanços na engenharia de tecidos. O corpo humano é constituído por três componentes básicos: água, colágeno e hidroxiapatita (HA). Este último é um...

Borracha e Nanotecnologia

Borracha e Nanotecnologia

Explicamos detalhadamente cada etapa do nosso programa. Os compostos de borracha são formulados a partir de matérias-primas base (borrachas natural ou sintética) e aditivos químicos, como agentes vulcanizantes (geralmente enxofre), aceleradores de reação de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *